segunda-feira, 5 de maio de 2014

Equipe POCA

Integrantes: 

Cezar Augusto
Clara Coelho 
Gabriela Almeira
Luis Felipe
Ticiane Andrade 


Objetivo : Temos como meta a construção de uma ponte de Palitos de Picolé que resita à maior quantidade de peso possível. Assim, estamos estudando os materiais a serem utilizados, suas propriedades e a melhor forma para construir uma ponte resistente.

Andamento do projeto: Nossa equipe já analisou os materiais disponíveis para a construção da ponte, e após analisa-los chegamos a conclusão de que o Palito de Picolé é o material mais recomendado e o tipo de ponte será a treliçada, por possuir uma estrutura mais resistente e assim suportar um maior peso.

 Ponte POCA: Um dos mais importantes objetivos de aprendizagem deste projeto é o de compreender como uma ponte treliçada suporta carga. Desta forma, analisamos como uma estrutura treliçada se comporta ao receber aplicação de forças.Quando você aplica uma carga a uma estrutura, forças internas de tração e compressão 
ocorrerão em cada membro. Se a resistência é maior do que a força interna existente em 
cada membro da estrutura, então seu projeto suportará a carga com êxito. 



Após analisar essa distribuição de forças existentes conseguimos definir o modelo de ponte treliçada que pretendemos seguir como base para a construção da nossa. 

O pequeno tamanho dos elementos individuais da treliça  a tornam uma ponte ideal para lugares onde grandes partes e secções não podem ser transportados nem erguidos e onde grande guindastes e equipamentos pesados não podem ser usados.
Treliças são estruturas compostas por barras com extremidades articuladas. São usadas para vários fins, entre os quais, vencer pequenos, médios e grandes  vãos. Pelo  fato de usar barras articuladas e de se considerar pesos suportados  colocados essas barras funcionam principalmente à tração e compressão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário