quarta-feira, 9 de abril de 2014

EQUIPE GAMA


a Equipe Gama contém 5 integrantes: 
  • Ivanete Varjão 
  • Maria Fernanda Diniz
  • Gabriel Neves 
  • Marcela Alves 
  • Luiza Chemmés 

INSPIRAÇÃO DO PROJETO

O projeto da Equipe GAMA esta sendo pensado a partir da Ponte D. Pedro II . Esta ponte sobre o Rio São Francisco, na BR-110 entre Paulo Alfonso - BA e Delmiro Gouveia - AL, foi construída em 1958. 

A ponte é metálica e formada por treliças. Contém também um ARCO TRELIÇADO.

O nosso projeto tem como fundamento a concepção de uma ponte em arco treliçado.




CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDOS

A Equipe GAMA dividiu o Cronograma em meses. O primeiro mês esta sendo a fase de PESQUISA. O segundo mês será a fase de PROJETO. E o terceiro, e ultimo mês, será a FASE DE EXECUÇÃO.

ANDAMENTO DA PESQUISA: 
  1.  Conhecendo a Madeira: A madeira apresenta um comportamento estrutural bastante apreciável, pois possui resistência mecânica tanto a esforços de tração como a compressão, além de resistência a tração na flexão e tem resistência a choques e cargas dinâmicas absorvendo impactos que dificilmente seria absorvidos com outros materiais.... 
  2. Sobre as Treliças: São estruturas lineares constituídas por barras retas, dispostas de modo a formar painéis triangulares, solicitadas basicamente por tração ou compressão.  Os principais elementos que compõem as treliças são: 
 Corda ou banzo: conjunto de barras que limitam superiormente ou inferiormente a treliça.
• Montante: barra vertical das treliças.
Diagonal: barra com o eixo coincidente com a diagonal de um painel.
 Painel: trecho compreendido entre dois alinhamentos consecutivos de montantes.
• Nó: ponto de encontro e junção das extremidades das barras.
• Tesoura: treliça de banzos não paralelos, destinada ao suporte de uma cobertura. 
3. Sobre os ARCOS: Constituem-se de barras curvas. Os esforços solicitantes principais são as forças normais de compressão que podem agir simultaneamente ou não com momentos fletores. De maneira simples, os arcos representam barras de formato curvo onde a parte central é mais alta do que as extremidades. A forma da curva que define o arco é função do tipo de material a ser utilizado, da disponibilidade do mesmo e dos esforços atuantes na estrutura. 


FOTOS 















Nenhum comentário:

Postar um comentário