segunda-feira, 14 de abril de 2014

EQUIPE TETRIS



Componentes:

Jéssica Sampaio
Laíse Canário
Luan de Oliveira
Nícolas Aquino
Wellington Coutinho


A PROPOSTA

Trabalhar em equipe para projetar e construir uma ponte com palitos de picolé ou macarrão e cola capaz de suportar uma determinada carga. 
A pontes devem ter uma largura de 25cm e comprimento entre 50 e 80cm. 
O projeto será desenvolvido processualmente e durante cada semana a equipe apresentará suas descobertas e andamento à turma.

OBJETIVO

Aprender a trabalhar em grupo, dividindo tarefas, conciliando ideias para execução do projeto;
Desenvolver a criatividade;
Aprender sobre planejamento e projeto de engenharia;

DESENVOLVIMENTO

Por meio de pesquisas realizadas, a equipe optou por utilizar palitos de picolé e cola PVA na execução da ponte. Pois estes apresentam maior custo-benefício em relação ao macarrão.
A escolha do formato a ser adotada no desenvolvimento da ponte, foi feita embasada em referencias teóricos, onde pudemos conhecer os principais tipos de pontes: em arco, em viga, estaiada por cabos, cantiléver, suspensa e treliçada.
  • ‹Pontes em arco 

Pontes em arco têm forma de arco e suportes em cada extremidade. As primeiras pontes em arco conhecidas foram construídas pelos gregos. Uma das mais antigas é a ponte de Arkadiko. O peso da 
ponte é transferido para os suportes das extremidades. 

Ponte rodoviária do Rio Zhijinghe, na China.

  • ‹Em viga 

 Pontes em viga são vigas horizontais sustentadas em cada extremidade por pilares. As primeiras pontes em viga eram simples toras de madeiras colocadas sobre riachos e outras estruturas simples semelhantes. Atualmente, as pontes em viga são pontes de grandes vigas de metal em caixa. O peso na parte superior da viga é transferido diretamente para baixo nos pilares da sua extremidade. 
Ponte em viga

  • Estaiada por cabos 

Da mesma forma que pontes suspensas, as pontes estaiadas por cabos são sustentadas por cabos. No entanto, em uma ponte estaiada por cabos, menos cabos são necessários, e as torres que 
sustentam os cabos são, proporcionalmente, mais curtas. A ponte 
estaiada por cabos mais longa do mundo é a ponte Tatara, sobre o lago salgado de Seto, no Japão. 

 ‹
  • Cantiléver 

Pontes cantiléver são construídas usando-se cantiléveres, ou vigas em balanço - vigas horizontais suportadas somente em um lado. A maioria das pontes cantiléver emprega dois braços em cantiléver, que se estendem dos lados opostos do obstáculo a ser transposto e se encontram no centro. A maior ponte cantiléver do mundo é a Ponte de Québec , no Québec, Canadá, com 549 metros. 


  • ‹Suspensa 

As pontes suspensas são sustentadas por cabos. As primeiras pontes suspensas foram feitas com cordas feitas de trepadeiras cobertas de pedaços de bambu. Nas pontes modernas, os cabos pendem de torres que são fixadas a caixões ou ensecadeiras, que são incrustados profundamente no leito de um lago ou rio.

 

  • Treliçada 

 Pontes treliçadas são compostas de elementos conectados. Elas têm um tabuleiro sólido e uma treliça de suportes unidos por pinos nas laterais. As primeiras pontes treliçadas eram feitas de madeira, mas as pontes treliçadas modernas são feitas de metais como ferro forjado e aço. 



Diante de análises realizas em equipe optou-se por desenvolver a ponte com treliças, devido a resistência oferecida pelas mesmas.

  • TRELIÇAS:

Treliças são estruturas compostas por barras com extremidades articuladas. São usadas para vários fins, entre os quais, vencer pequenos, médios e grandes  vãos. Pelo  fato de usar barras articuladas e de se considerar pesos suportados  colocados essas barras funcionam principalmente à tração e compressão. As treliças são usadas hoje também como estrutura de cobertura, torres de  transmissão elétrica e em equipamentos, tais como lanças de guindastes.

Treliças Simples
A treliça é uma estrutura de elementos em formato triangular  ligados entre si pelas extremidades.
Geralmente os elementos de uma treliça são de madeira ou de aço e em geral são unidos por uma placa de reforço.

Treliças Planas
As treliças planas são aquelas que se distribuem em um plano e geralmente são utilizadas em estruturas de telhados e pontes.

Estruturalmente, uma treliça tem que seguir três condições:
1)  As barras que constituem a estrutura ligam-se entre si por meio de articulações sem atrito;
2)  As cargas e as reações aplicam-se somente nos nós da estrutura;
3)  O eixo de cada uma das barras coincide com a reta que une os centros das articulações de suas extremidades.

Projeto de Treliças
Hipóteses:
Todas as cargas são aplicadas aos nós, normalmente o peso próprio é desprezado pois a carga suportada é bem maior que o peso do elemento.
Os elementos são ligados entre si por superfícies lisas.

Elemento de duas forças
 Devido as hipóteses simplificadoras, os elementos de uma treliça atuam como barras de duas forças.
Se uma força tende a alongar o elemento, é chamada de força de tração.
Se uma força tende a encurtar o elemento, é chamada de força de compressão.

Treliças utilizadas em pontes


Após estas pesquisas a equipe confeccionou um protótipo para que se pudesse adquirir uma noção de como será o trabalho a ser realizado.

Protótipo desenvolvido pela equipe Tetris

Apresentação do protótipo para a turma


CRONOGRAMA

Com o objetivo de dividir as etapas do projeto para melhor desenvolve-lo a Tetris desenvolveu um cronograma considerando as etapas a serem realizadas com sua respectiva previsões de duração.



CUSTOS

Até o momento não foram estimados custos para execução do projeto.

REFERÊNCIAS

http://www.tryengineering.org/










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